Leia mais: Introdução às Frações
Uma fração é formada por dois inteiros separados por uma barra de vinculum. O número de cima é o numerador e o debaixo é o denominador.
Numerador.
O denominador indica em quantas partes iguais o inteiro deve ser dividido.
Divida o intervalo unitário pelo número expresso pelo denominador da fração. Conte a partir do zero o número de partes correspondente o numerador da fração.
Segue exemplo da localização de vários múltiplos de 1/3 na reta numérica:
Fração própria é quando o numerador é menor que o denominador.
Fração imprópria é quando o numerador é maior que o denominador.
Fração aparente é quando o numerador é um múltiplo do denominador.
Fração mista é uma notação alternativa em que a parte
inteira é escrita fora da parte fracionária. Exemplos:
- 1¼ , um inteiro e um quarto
- 5¾ , cinco inteiros e três quartos
- 2⅗ , dois inteiros e três quintos
Faça a divisão inteira do numerador pelo denominador. O quociente inteiro é a parte inteira da fração mista. O resto inteiro é o numerador. E o denominador da fração mista é o mesmo que da fração ordinária.
Multiplique tanto o numerador quanto o denominador por um mesmo inteiro. O resultado será uma fração equivalente a fração original.
Encontre um número inteiro que divida simultaneamente tanto o numerador quanto o denominador. O resultado será uma fração equivalente a original mas com termos menores (ie: simplificados).
Frações irredutíveis são frações que não tem como encontrar frações equivalentes mais simples. Isso acontece quando não existe um número inteiro que divida simultaneamente tanto o numerador quanto o denominador.
Não tem como simplificar ainda mais as frações irredutíveis. No entanto, é possível encontrar frações equivalentes com termos maiores.
Simplifique as frações até chegarem em suas formas irredutíveis. Nesse caso, se os termos das frações forem exatamente os mesmos, então as frações são equivalentes. Caso contrário, as frações não são equivalentes (ie: não são iguais).
Continua com dúvidas? Quer fazer um comentário?
Envie um email para: kaju.yamaka@gmx.com
Voltar para:
Homepage Matemática Básica