Em 25 de fevereiro de 2022, um dia após a Rússia invadir a Ucrânia, uma cena de muita bravura viralizou na internet. Nela, uma mulher não identificada em Henichesk, sul da Ucrânia, oferece sementes de girassol (flor nacional da Ucrânia) à soldados Russos pra que "cresçam quando vocês morrerem!".
O vídeo foi inicialmente publicado pela Internews Ukraine, uma organização de mídia independente com sede na capital Kiev, e posteriormente republicado com legendas em Inglês pela BBC News. Rapidamente viralizou na internet e provocou uma enxurrada de mensagens de apoio.
Assista: Internews Ukraine 8,6Mi visualizações | BBC News 3,0Mi visualizações
[Mulher] Quem são vocês?
[Soldado] Nós temos exercícios aqui. Por favor siga por ali.
[Mulher] Que tipo de exercícios? Vocês são Russos?
[Soldado] Sim.
[Mulher] Então que p*rra vocês estão fazendo aqui?
[Soldado] No momento, nossa discussão não levará a nada.
[Mulher] Vocês são invasores, vocês são fascistas!
Que p*rra vocês estão fazendo em nossa terra com todas essas armas?
Peguem essas sementes e as coloquem em seus bolsos, para que pelo menos os girassóis cresçam quando todos vocês morrerem aqui.[Soldado] No momento, nossa discussão não levará a lugar nenhum.
Não vamos escalar essa situação. Por favor.[Mulher] Que situação?
Gente, gente. Coloquem as sementes de girassol em seus bolsos, por favor.
Vocês vão morrer aqui com essas sementes.
Você vieram para a minha terra! Vocês entendem?
Vocês são invasores. Vocês são inimigos.[Soldado] Sim.
[Mulher] E a partir deste momento, vocês estão amaldiçoados. Estou lhes dizendo.
[Soldado] Agora me escute...
[Mulher] Eu ouvi você.
[Soldado] Não vamos escalar a situação. Por favor, vá por ali.
[Mulher] Como pode ser ainda mais escalado?
Vocês vieram aqui sem serem convidados.
Pedaços de m*rda.
ToDo: Alguém confirma essa legenda?
Bom para ela! Vamos apenas reconhecer por um segundo quão frio é esse insulto:
'Pegue essas sementes e coloque-as em seu bolso para que os girassóis cresçam quando você morrer.'
Isso é brutalmente F*DA! Essa mulher trouxe sementes para um tiroteio e, de alguma forma, ainda venceu confortavelmente.
John Oliver no "Last Week Tonight", 27 fev 2022
Assista: Mídia Chocada com Invasão na Ucrânia | 3Mi visualizações
Ok, eu não sou um estrategista militar. Mas se uma vovó me entrega sementes e diz que girassóis vão florescer do meu cadáver, acho que é hora de recuar.
Trevor Noah no "The Daily Show", 01 mar 2022
Após a publicação do vídeo, diversos usuários de mídias sociais passaram a usar o emoji de girassol para mostrar sua solidariedade à Ucrânia em meio à invasão Russa:
"Uma das imagens mais formidáveis que já encontrei, e estudo guerra como meio de vida"
Thomas Rid, Cientista Político, 25 fev 2022 @ Twitter
A tendência foi vista em vários sites internacionais, incluindo: Twitter, Facebook, Instagram, Tik Tok, Twitch, Pinterest, Youtube, Douyin, Sina Weibo e WeChat. Frequentemente o emoji está associado à hashtags #standwithukraine e #slavaukraini.
A primeira-dama dos EUA, Jill Biden, em duas ocasiões na mesma semana usou um bordado de girassol para transmitir sua solidariedade à Ucrânia.
(28 fev 2022) Em evento na Casa Branca para comemorar o mês da História Negra, Jill usou uma máscara facial branca com um girassol bordado. Mais tarde, funcionários da Casa Branca esclareceram que ela usava a máscara para mostrar apoio ao povo da Ucrânia:
(01 mar 2022) No discurso do Estado da União, proferido por seu marido, ela usava um vestido de cetim azul da estilista americana Sally LaPointe que, ao mesmo tempo que homenageava a bandeira dos EUA, também homenageava a Ucrânia através do girassol bordado no pulso:
A atriz irlandesa Caitriona Balfe fez uma aparição no tapete vermelho do Hollywood Critics Association Film Awards 2022 em Los Angeles carregando um girassol numa bolsa preta:
Manifestantes em todo o mundo seguraram buquês da flor, adicionaram-nas às lapelas e até decoraram as coleiras de seus cães para mostrar apoio à Ucrânia:
Originalmente o girassol é nativo da América do Norte mas, no século XVIII, foi levado para o 'velho mundo'. Lá descobriu-se que crescia bem no clima quente, seco e fértil das regiões de 'Terra Preta' da Ucrânia. No século XIX já haviam vastos campos de girassóis e era comum as pessoas mascarem suas sementes.
Na era Soviética, produtores desenvolveram uma linha de girassóis que produziam mais óleo e de melhor qualidade (suportava altas temperaturas). A partir de 1990, a demanda por esse novo óleo aumentou devido sua popularidade como sendo mais saudável. A área de cultivo aumentou de 2,5Mi ha em 1995 para 5,1Mi ha em 2012, lhe conferindo uma importante participação na economia local.
Atualmente o girassol ocupa um espaço importante nos corações dos Ucranianos:
Maior Produtor Mundial
A Ucrânia é o maior produtor mundial de óleo de girassol. Os campos de cultivo cobrem 6,5 Mi ha (ie: 10% do território da Ucrânia).
Grinaldas
As garotas usam grinaldas de girassol (venki) em datas comemorativas.
Bordados e Pinturas
Além de serem plantados em vários jardins residenciais, também são bordados e pintados (petrykivka) em paredes, mobílias, etc.
Flor Nacional
O girassol é a flor nacional do país. Inclusive, uma explicação popular das cores 'azul e amarelo' da bandeira é 'o azul do céu sobre os campos amarelos de girassóis'.
Desarmamento Nuclear
Em 1996, para marcar o completo desarmamento nuclear do país, altos oficiais de defesa dos Estados Unidos, Rússia e Ucrânia espalharam sementes de girassol em um campo na base de mísseis Pervomaysk, no sul da Ucrânia: “A cerimônia celebrou o abandono da Ucrânia do terceiro maior arsenal nuclear do mundo, que herdou no colapso da União Soviética em 1991”, The Washington Post.
Continua com dúvidas? Quer fazer um comentário?
Envie um email para: kaju.yamaka@gmx.com