Ao longo de 2020~2022, vários curiosos e interessados notaram algo de estranho com a Jeongyeon:
Ausências
Vários shows e eventos do Twice estavam ocorrendo sem ela, ou seja, apenas com 8 garotas invés de formação original com 9.
Participações Parciais
Nos shows em que ela aparecia, sua participação era parcial ou apenas sentada numa cadeira.
Sobrepeso
Dentre as diversas notas oficiais divulgadas pela JYP, uma delas informava que JY ficaria ausente das atividades no Twice até se recuperar de problemas psicológicos:
Sobre a situação de saúde de Jeongyeon
18 de Agosto de 2021
Olá, aqui é a JYP Entertainment.
Gostaríamos de informar sobre a atual situação de saúde de Jeongyeon, membro do TWICE.
Jeongyeon está atualmente experimentando pânico e ansiedade psicológica.
Embora Jeongyeon estivesse avançando com sua agenda ao tomar medidas simultâneas de recuperação, valorizamos a saúde de nossos artistas como a questão mais importante. Portanto, após profundas discussões internamente acompanhadas de medidas médicas profissionais, decidimos que é necessário que Jeongyeon tenha tempo suficiente para se concentrar em sua recuperação e descanso.
Após discussões com a própria Jeongyeon e outros membros do TWICE, informamos que Jeongyeon não poderá comparecer às atividades do TWICE por um tempo na programação futura.
Como a gravadora do artista, forneceremos os melhores procedimentos para que Jeongyeon se recupere com tempo suficiente.
Pedimos gentilmente seu amor e apoio para a recuperação total de Jeongyeon.
Obrigado.
Rapidamente a notícia se espalhou pela web:
Jeongyeon do Twice faz uma segunda pausa por saúde mental antes do lançamento do single inglês The Feels
19 de agosto de 2021
- A estrela do K-pop Jeongyeon está dando um tempo do grupo K-pop Twice para lidar com problemas de pânico e ansiedade
- Um número crescente de artistas de K-pop, incluindo a colega de banda de Jeongyeon, Mina, fez pausas por motivos semelhantes
Fonte: South China Mourning Post
Como boa parte das notícias não informavam o motivo dessa crise da JY, coube aos leitores (que em grande número não acompanham assiduamente o grupo) imaginarem os motivos. Os mais comuns foram:
Tendo em vista que esses são os motivos típicos de se ver entre famosos dessa idade.
Até aqui, um grande número de Netizens ficaram com a impressão de fraqueza da JY:
Não à toa que houve uma enxurrada de trolls fazendo body shaming da JY (ie: piadas e comentários depreciativos do sobrepeso). Por outro lado, defensores da JY argumentaram que, dentre outros, body shaming numa pessoa que já não está mentalmente bem só faz piorar ainda mais a situação. Uma das defesas mais proeminentes da JY foi:
“Parece-me saudável que os ídolos mostrem sua imagem real e não a mesma de sempre, as empresas promovem um tipo de campanha de desnutrição obrigando os ídolos a serem extremamente magros independentemente de sua saúde e sabendo que existem fãs que imitam esse tipo de coisa”
No entanto, o que realmente aliviou a imagem da JY foi explicar melhor o motivo da crise ...
Durante as gravações do clipe More & More, JY começou a sentir fortes dores no pescoço:
Ao procurar por atendimento médico especializado, foi diagnosticado que ela tinha hérnia de disco. O tratamento envolveria cirurgia e medicamentos com reações adversas tais como: edemas (inchaço dos membros), aumento do apetite e alteração do humor. Em junho de 2020, a própria JY fez uma live onde esclareceu isso.
Assista: TWICE Jeongyeon VLive
Mesmo assim, submetida a tantos eventos adversos:
... a guerreira JY ainda se apresentou em alguns shows e eventos do grupo.
Assista: What happened to Jeongyeon from TWICE.
No entanto, em algum momento ficou evidente que a pressão estava muito grande e que não daria pra JY continuar. Foi quando a JYP divulgou a nota oficial de 18 de agosto de 2021 apresentada acima.
Os padrões de estética e performance no Kpop são muito rigorosos. Existem inúmeros casos de pequenos deslizes dos artistas que foram duramente criticados. E mesmo com tais artistas em plena saúde, ainda assim tais críticas duras os causaram sérias sequelas. Agora imagine no caso da JY que foi mais extremo: Porque seria diferente? Será que a JYP não antecipou o risco que estava correndo?
Não nos cabe julgar se a decisão da JYP de incluir a JY nos show/eventos do Twice foi ou não correta. Afinal, várias informações importantes nessa tomada de decisão não devem ter sido divulgadas ao público. No entanto, a impressão que se tem é que a JYP subestimou os riscos que estava correndo. Achou que com um jogo de câmeras e figurino daria pra disfarçar os problemas médicos da JY. Pois é, não deu. Mais uma vez a velha história se repetindo.
Tem coisas no Kpop que não se deve arriscar: visual e coreografia são uma das principais. Essas garotas do Twice são muito guerreiras e conseguem superar muitos desafios (assista Sixteen se está na dúvida). Mas 'pera ae', existem limites: hérnia de disco, cirurgia, medicação pesada ... aí é demais.
IMHO, acho que essa fase da JY fora dos holofotes não precisa ser também a pausa completa de todas as atividades (precisamos ver o lado financeiro da JYP). Por exemplo, que tal ela criar mais conteúdo pros fãs mostrando a evolução do tratamento? Eventualmente se ela superar essa fase, seria uma melhoria considerável de sua imagem: de fraqueza para força. E certamente um bom investimento para a JYP.
Still have questions? Want to make a comment?
Send an email to: kaju.yamaka@gmx.com