QUESTÃO 127
As aves apresentam dois tipos de músculos em seus corpos: vermelhos e brancos. Aves migratórias como garças, gansos e patos selvagens têm os músculos vermelhos bem desenvolvidos, com ampla rede de vasos sanguíneos.
Nas viagens por grandes distâncias, tais músculos são fundamentais, pois favorecem o(a)
(A) execução de manobras.
(B) metabolismo corpóreo elevado.
(C) manutenção da aerodinâmica.
(D) deslocamento a grandes velocidades.
(E) capacidade de voo em grandes altitudes.
(B)
A musculatura branca ou rápida, destinada a atividades intensas mas de pequena duração, são formadas por células grandes, pouco vascularizadas, com baixo teor em mioglobina, mitocôndrias e oxigênio. Possuem contração rápida mas, por prevalecer a atividade anaeróbica, fadigam-se rapidamente devido ao acúmulo de ácido láctico.
A musculatura vermelha ou lenta, destinada a atividades amenas mas de longa duração, são formadas por células pequenas, muito vascularizadas, com alto teor em mioglobinas, mitocôndrias e oxigênio. Possuem contração relativamente lenta e por prevalecer a atividade aeróbica, fadigam-se lentamente devido ao baixo teor em ácido láctico.
As características fisiológicas da musculatura vermelha lhes favorece em atividades amenas mas de longa duração. Portanto, isso permite com que as aves mantenham o metabolismo corpóreo elevado durante longas viagens sem entrarem em fadiga.
Continua com dúvidas? Quer fazer um comentário?
Envie um email para: kaju.yamaka@gmx.com