QUESTÃO 117
Uma cafeteria adotou copos fabricados a partir de uma composição de 50% de plástico reciclado não biodegradável e 50% de casca de café. O copo é reutilizável e retornável, pois o material, semelhante a uma cerâmica, suporta a lavagem. Embora ele seja comercializado por um preço considerado alto quando comparado ao de um copo de plástico descartável, essa cafeteria possibilita aos clientes retornarem o copo sujo e levarem o café quente servido em outro copo já limpo e higienizado. O material desse copo oferece também o conforto de não esquentar na parte externa.
Cafeteria adota copo reutilizável feito com casca de café.
Disponível em: www.gazetadopovo.com.br.
Acesso em: 5 dez. 2019 (adaptado).
Quais duas vantagens esse copo apresenta em comparação ao copo descartável?
(A) Ter a durabilidade de uma cerâmica e ser totalmente biodegradável.
(B) Ser tão durável quanto uma cerâmica e ter alta condutividade térmica.
(C) Ser um mau condutor térmico e aumentar o resíduo biodegradável na natureza.
(D) Ter baixa condutividade térmica e reduzir o resíduo não biodegradável na natureza.
(E) Ter alta condutividade térmica e possibilitar a degradação do material no meio ambiente.
(D)
Essa é uma questão mais de interpretação de texto do que de conhecimento técnico em "ciências da natureza e suas tecnologias".
O enunciado menciona que "o copo é reutilizável e retornável". Logo, a adoção desse copo em substituição aos copos descartáveis (tipicamente de poliestireno, um plástico não biodegradável) reduz o resíduo não biodegradável na natureza.
O enunciado também menciona que o copo não esquenta a parte externa. Isso implica que o material do copo é de baixa condutividade térmica. Ou seja, o calor do café quente não atravessa com facilidade o material do copo em direção da mão do cliente.
Continua com dúvidas? Quer fazer um comentário?
Envie um email para: kaju.yamaka@gmx.com