Kaju Yamaka • 10 de jan, 2024

ENEM 2023

CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

QUESTÃO 116


O Aldrin é um inseticida agrícola organoclorado sintético de baixa polaridade, cuja estrutura molecular simétrica, de fórmula C₁₂H₈Cl₆ , está representada na figura. Introduzido na agricultura a partir da década de 1950, esse composto apresenta alta persistência no meio ambiente e acumulação nos organismos, sendo danoso para a saúde.

VIEGAS JÚNIOR, C. Terpenos com atividade inseticida: uma alternativa para o controle químico de insetos. Química Nova, v. 26, n. 3, 2003 (adaptado).

Um pesquisador coletou fluidos biológicos de indivíduos de uma população contaminada por esse inseticida agrícola. Ele analisou amostras de saliva, sangue, lágrima, urina e leite quanto à presença dessa substância.

Em qual dos fluidos o pesquisador provavelmente encontrou a maior concentração dessa substância?


(A)   Saliva, por consequência da atividade de enzimas.

(B)   Sangue, em função das hemácias e leucócitos.

(C)   Lágrima, em razão da concentração de sais.

(D)   Urina, pela presença de moléculas de ureia.

(E)   Leite, por causa do alto teor de gorduras.

Gabarito

(E)

Resolução

O Aldrin é uma substância lipofílica, o que significa que tem afinidade por lipídios (gorduras) em vez de água. Isso influencia a forma como a substância se distribui nos tecidos do corpo. Quando uma substância lipofílica é ingerida ou absorvida, ela tende a se acumular em tecidos ricos em gordura.

Entre os fluidos biológicos mencionados (saliva, sangue, lágrima, urina e leite), o leite é conhecido por ter um alto teor de gordura, pois é projetado para fornecer nutrientes para o crescimento do lactente. Portanto, é razoável esperar que, em uma população exposta ao Aldrin, a maior concentração dessa substância seja encontrada no leite, devido à sua afinidade por gordura.

As outras opções são menos prováveis porque:

Em resumo, o leite é o fluido biológico mais provável de conter a maior concentração de Aldrin devido à sua alta afinidade por gordura.

Dúvidas e Comentários

Continua com dúvidas? Quer fazer um comentário?

Envie um email para: kaju.yamaka@gmx.com


Voltar para Homepage