Kaju Yamaka • 10 de jan, 2024

ENEM 2023

CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

QUESTÃO 109


Durante a evolução das plantas, ocorreu uma transição do ambiente aquático para o ambiente terrestre graças ao surgimento de algumas estruturas que as tornaram independentes da água. Esse fato permitiu maior dispersão desse grupo de seres vivos, sendo possível observá-los em diferentes ambientes na atualidade.

Qual estrutura possibilitou a independência da água para a fecundação dos seres vivos citados acima?


(A)   Fruto.

(B)   Esporo.

(C)   Semente.

(D)   Tubo polínico.

(E)   Vaso condutor.

Gabarito

(D)

Teoria Rápida: Tubo polínico
Tubo polínico é uma estrutura tubular produzida pelo crescimento celular do grão de pólen em direção ao óvulo, possibilitando a fecundação direta nas plantas espermatófitas (as plantas com semente) sem recurso à zooidogamia, isto é sem dependência de água livre através da qual o esperma móvel pudesse nadar até atingir o óvulo. — Fonte: Wikipedia: Tubo polínico
Resolução

A independência completa de água no meio externo é atingida apenas em parte das Gimnospermas (planta que produz sementes não encerradas num ovário) e nas Angiospermas (planta que produz sementes dentro de um ovário), onde há a formação do tubo polínico (tubo formado após a germinação do grão de pólen; conduz os gametas masculinos para dentro do óvulo) durante a fecundação.

(A) Incorreto

O fruto é uma estrutura relacionada com a dispersão de sementes, não diretamente com a fecundação.

(B) Incorreto

Esporos são estruturas reprodutivas, mas não estão diretamente relacionados à fecundação de plantas terrestres.

(C) Incorreto

Embora as sementes estejam relacionadas com a fecundação, não estão diretamente relacionadas com a independência de água na fecundação.

(D) Correto

A total independência de água para a fecundação foi atingida com a formação de um tubo polínico nas gimnospermas e angiospermas.

(E) Incorreto

Os vasos condutores estão relacionados ao transporte de água e nutrientes dentro da planta, não diretamente à fecundação.

Dúvidas e Comentários

Continua com dúvidas? Quer fazer um comentário?

Envie um email para: kaju.yamaka@gmx.com


Voltar para Homepage